sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Criado o Conselho de Arquitetura e Urbanismo

Presidente Lula cria o Conselho de Arquitetura e Urbanismo

Vitória Histórica:

Ontem, dia 30 de dezembro de 2010, os arquitetos brasileiros, numa luta de mais de 50 anos, viram o Presidente Lula sancionar a Lei que cria o Conselho de Arquitetura e Urbanismo. Sairemos do Sistema CONFEA/CREA e seremos responsáveis pelo nosso próprio destino. Mas há uma luta imensa pela frente para implantar e consolidar esta conquista.

A Era Lula:

Não sou petista mas considero que o Presidente Lula, ao lado de Getúlio Vargas e Juscelino Kubsticheck, foi o maior dos presidentes brasileiros. Com todos os pecados, mas com enormes virtudes. São inúmeros os sucessos na educação, na política externa, na economia, na arquitetura e no urbanismo, na promoção das classes menos favorecidas. Que siga em Paz.

Dilma:

Esperamos que continue as coisas boas e corrija as que estão erradas. Não pode é haver retrocesso.

UM FELIZ ANO NOVO PARA TODOS!

Até amanhã.

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Canteiros e meio-fios: O desmonte de Natal.

Canteiros e Meio-fios: O desmonte de Natal.

Todos os dias, a toda hora verifica-se a destruição do Sistema Viário de Natal. Uma das nossas melhores características urbanas. O Canteiro central não é so para dividir faixa de rolamentos, mas também para absorver parte d água da chuva colaborando com a drenagem da uma cidade.

Vários canteiros estão sendo substituídos por faixas de estacionamento, quando não estão abandonados e destruídos. Prefeito de importante capital européia, acho que Amsterdam, indagado sobre a falta de estacionamento para automóveis respondeu: "Meu problema é estruturar o sistema viário. Estacionamento é problema de quem tem carro" Usem transporte púbico! completou.

Uma irracionalidade a toda prova o uso exagerado de automóveis. O governo Federal deveria ter aberto o financiamento de casas e ônibus e não de automóveis. Mas ele tem sua base e suas origens no Grande ABCD, o quadriláero da indústria automobilística em São Paulo. Não vai mexer em vespeiro.

Mas o que assusta é a ignorância das nossas autoridades sobre o problema. Ou o descaso ou o "...não estou nem aí".

Esperamos que alguma coisa seja feita. A equipe da SEMOB é boa e esclarecida, falta ação política. Mas que não seja a do ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves que oficializou a destruição, já existente na prática, dos nossos canteiros centrais.

Conselho de Arquitetura e Urbanismo:

O Congresso Nacional aprovou ontem a criação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo. Uma luta de quase 100 anos dos arquitetos brasileiros. Agora o Projeto de Lei vai para sanção do Presidente Luis Inácio Lula da Silva. Sairemos do Sistema CONFEA/CREA e esperamos que a profissão seja mais respeitada. Mas teremos uma árdua tarefa pela frente para estruturar o novo Conselho. O Brasil era o único país do mundo onde os arquitetos e urbanistas não possuiam o seu próprio órgão de classe.

Até amanhã.

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010



Teatro Riachuelo - Uma Jóia para Natal - II

Teatro Riachuelo - Visão do palco e platéia
Pequeno Erro:
Recebemos simpática correspondência da Assessora de Imprensa do Teatro Riachuelo, Juliana Corbari, informando que a foto que publicamos dia 19/12, ontem, não é do nosso Teatro Riachuelo, mas do Teatro Bradesco em São Paulo. Hoje apresentamos as fotos corretas. Mas a foto publicada foi tirada do Google e de um folder que nos passaram. Mas o importante é que o Teatro é muito bonito e só nos resta agradecer o convite para visitar a obra, o que farei quando tiver um tempinho livre. Obrigado.

domingo, 19 de dezembro de 2010

Teatro Riachuelo - Uma Jóia para Natal

Teatro Riachuelo - Natal RN

Teatro Riachuelo:

O Grupo Guararapes, leia-se Nevaldo e Flávio Rocha, deram de presente à Natal uma Jóia: O Belíssimo Teatro Riachuelo. De certa forma compensa o setor externo do Shopping Midway que não me agrada. Diversamente, o Teatro possui todas as características de uma sala de espetáculos do 1º Mundo. Seu foyer é simplesmente sensacional. O palco talvez seja o maior do Brasil (50 x 10m). Apesar das dimensões é aconchegante e possui uma acústica excepcional. Parabéns.

Mossoró I:

Fui a Mossoró acompanhar a procissão de Santa Luzia. Uma multidão incalculável. Marquei uma hora e 30 minutos de gente. Cerca de 100 mil pessoas acompanharam a Virgem de Siracusa.

Mossoró II - Arquitetura:

Estou em fase de rever os meus projetos, catalogando-os e verificando as condições de cada um. Afinal foram 10 anos (74 a 84) sozinho, com projetos em Mossoró: 100 residências, escolas, fábricas, lojas, bancos, postos de serviços, entre outros. Alguns em boas condições. Outros, como a Fábrica da Rafitex (um dos meus melhores trabalhos) em péssimas condições. A crise econômica e a morte de seus proprietários provocaram o fechamento e o abandono do estabelecimento. Uma pena.

Mossoró III - Urbanismo.

Apesar do trâsito caótico e da incrível quantidade de motocicletas a cidade apresenta um quadro agradável. Mas o processo de verticalização é vertiginoso. Prédios por todos os lados.

BR 304: Rodovia Natal-Mossoró-Fortaleza.

Está em excelente estado de sinalização e manutenção. Falta um projeto de duplicação da Ponte Presidente Dutra em Assu. Mesmo com os serviços de recuperação da sua estrutura, a ponte não suporta mais o intenso tráfego de veículos.

Até amanhã.

domingo, 12 de dezembro de 2010

Santa Luzia-Padroeira de Mossoró

Santa Luzia:
Amanhã, 13 de dezembro é o dia da Padroeira de todos nós mossoroenses: Santa Luzia. Estarei lá para acompanhar a procissão e participar deste ato religioso e social.
Seu Quinquim (Francisco Brasil de Góes).
Vivo fosse, estaria completando hoje 93 anos de idade. Morreu com 86 anos. Foi prefeito de Areia Branca de 1955 a 1958. Deixou 11 filhos e vários netos e bisnetos.
Oscar Niemeyer: 103 anos no dia 15 de dezembro.
Quarta-feira, próximo dia 15 de dezembro teremos os 103 anos de idade de Oscar Niemeyer. O Maior arquiteto de todos os tempos. Continua em atividade projetando para todas as partes do mundo.
Ciro Gomes da Integração Nacional?
A imprensa nacional informando que a presidente eleita Dilma Rousseff sondou Ciro Gomes para voltar para o Ministério da Integração Nacional.
Ciro teria também o controle sobre portos e aeroportos. Pediu tempo para pensar e responder.
Clarice Lispector:
Viva fosse teria completado 90 anos no último dia 10. Uma das maiores escritoras da língua portuguesa e universal, autora de obras como "Perto do Coração Selvagem" e a "Hora da Estrela"
Moreira Franco: Primeira contradição de Dilma.
Uma das figuras mais tristes da nossa república. Fez governo desastroso no Rio de Janeiro e carga feroz ontra Brizzola, que deu grande apoio a Dilma no início da sua carreira. Vai para um ministério importante: O de assuntos estratégicos. Bola fora da presidente eleita.
Wilma quer juntar os cacos:
Depois de perder as eleições para o governo do estado e o senado, a ex-governadora quer reerguer o PSB no estado qualificando o diretório estadual. Deveria ter pensado nisto antes e não ter abandonado os amigos que a ajudaram a se eleger, colocando incompetentes e puxa-sacos nos postos mais importantes do Diretório e não vamos nem falar nas acusações, de todo tipo, contra a sua gestão à frente do governo estadual.
Até amanhã.

sábado, 4 de dezembro de 2010

Caio Prado Jr. 20 anos da morte do maior intelectual do Brasil

Caio Prado Júnior

Nosso maior intelectual. Indroduziu o método marxista na análise da formação do Brasil no livro cuja capa vemos acima: Formação do Brasil Contemporâneo. 50 anos de militância no PCB. Nasceu em São Paulo no dia 11 de fevereiro de 1907. Mesmo ano de Oscar Niemeyer que no próximo dia 7 de dezembro completará 103 anos. Prado Jr., ao lado de Gylberto Freire (Casa Grande & Senzala) e Sérgio Buarque de Holanda (Raízes do Brasil) ajudaram-nos a entender melhor o Brasil. Assím como Darcy Ribeiro (O Povo Brasileiro).

Padre Luis Soares.

Faleceu no Rio de Janeiro, aos 85 anos de idade, o ex-padre Luis Soares. Nosso diretor no Colégio Diocesano em 1959 quando ali estudei o 1º ano Ginasial. Lá se vão 51 anos na nossa história. Padre Luis, deixou a batina, casou-se e formou família no Rio de Janeiro. Era irmão do também professor de inglês Francisco Soares.

Drogas:

Em termos de drogas o Brasil é um imenso "Complexo do Alemão". Urge medidas concretas para acabar com quem está acabando com nossa juventude.

Até amanhã.


sábado, 27 de novembro de 2010

Noticias Tristes de Mossoró


Noticias Tristes de Mossoró:
1ª - A Morte de Zé Gago (José Andrade do Nascimento). Comunista histórico. Excelente bombeiro hidráulico. Fundou o PDT em Mossoró. Na minha campanha ao governo do Estado em 2002 foi prestar seu apoio quando fui lançar minha candidatura na terra Natal. Em algum lugar da eternidade juntar-se-á a Lourival de Góes, Vivaldo, Chico Guilherme, Jonas Reginaldo, Cesário Clementino e tantos outros mossoroenses que lutaram pelas causas populares.
2ª - Destruição do PAX (Cinema construído na década de 40) que abrigou nossos sonhos de juventude. Nossos namoros. Nossos domingos. Já haviam destruído o Cine Caiçara. Progresso algum justifica a destruição da memória de uma Cidade.
3ª - Estádio Leonardo Nogueira: Outro bem histórico de muitas lutas ameaçado pela voracidade do comércio varejista que vai se apossando do espaço público urbano de Mossoró. A Marisa destruiu o Pax. Agora querem destruir o nosso tradicional Estádio.
Medalha do Mérito Dinarte Mariz: O Tribunal de Contas do RN em solenidade realizada ontem no seu Plenário, entregou a algumas personalidades a Medalha do Mérito Dinarte Mariz. Fui lá homenagear o Reitor Domingos Gomes de Lima.
Violência no Rio de Janeiro: Pura bandidagem. A droga tomando, ou tentando tomar, aos poucos o controle sobre o espaço urbano brasileiro. E ainda tem jornalista que glamouriza esta espécie de gente. Por que o Presidente Lula não decreta o Estado de Emergência, previsto na Constituição?
Até amanhã.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Copa do Mundo em Natal

Vista Geral de Natal

Copa do Mundo em Natal:

Mais uma decepção: nenhuma das empresas (OAS, Galvão Engenharia, Queiróz Galvão, Odebretch, Construcap) interessadas na obra do Estádio das Dunas compareceu para saber o resultado da licitação. Fica tudo parado. Talvez esperando o novo governo (tanto federal como estadual) para tomar uma posição.

O Rio Grande do Norte sempre foi um estado complicado para se trabalhar em construção civil. Desde o projeto até a conclusão das obras. Sempre existiu denuncias de corrupção e um "mercado paralelo" de indivíduos que desejam lucrar com serviços e obras sem fazer qualquer esforço. Apenas com propinas.

No presente caso tudo já começou meio misterioso com a escolha da equipe de arquitetos para o projeto do estádio. Depois a forma como se estruturaria financeiramente a obra. Depois o longo debate em torno da demolição ou não do Machadão.

Considero Fernando Fernandes, pelo pouco conhecimento que tenho dele, um homem bem intencionado. Mas parece que, não sendo do ramo da construção civil, mal assessorado. Esperamos que consiga superar todos os problemas e a Copa possa vir para nossa cidade. Todos ganharemos: arquitetos, engenheiros, construtoras, empresas de material de construção, hoteleiros e a economia em geral.

Causa espanto o silencio, sobre o assunto, da nova Governadora: Dra. Rosalba Ciarlini. Talvez escaldada pelos últimos escândalos que apareceram no setor de construção civil em nosso estado, a governadora espera ter um melhor conhecimento da situação para então tomar uma posição mais racional sobre o assunto. Vamos aguardar.

Até amanhã.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Nordestinos

Luis Gonzaga: Um grande nordestino

Poderíamos citar, além de Lula, ainda, Amaro Cavalcanti, Ariano Suassuna, Rui Barbosa, Castro Alves, Graciliano Ramos, Jorge Amado, Carlos Marighella, Café Filho, Caetano, Gil, Gal e Bethânia, Alceu Valença, Gregório Bezerra, Gregório de Mattos, José Lins do Rêgo, José Américo de Almeida, Rachel de Queiróz, José de Alencar, Frei Caneca, Abreu e Lima, Padre Miguelinho, Luis Maranhão, Djalma Maranhão, Miguel Arraes, Marcos Freire, Barbosa Lima Sobrinho, Nízia Floresta Brasileira Augusta, Helder Câmara, Josué de Castro, Antonio Baltar, Augusto dos Anjos, Cícero Dias, Antonio Bandeiras, Rubem Franca, Câmara Cascudo, Trio Irakitan, Jackson do Pandeiro, Marinês, Ana Floriano, Alzira Soriano, Oscar Schimitt, Virna Dias, Dequinha, Vavá, Almir Pernambuquinho, Marinho Chagas, Felipe Camarão, Clara Camarão, Irmã Dulce, Henrique Dias, Vidal de Negreiros, Paulo Freire, Anísio Teixeira, Santa Rosa, Nelson Rodrigues, Virgílio Gomes da Silva, o comandante Jonas, entre tantos outros, para dizer que, na verdade a cultura brasileira nasce, vive e se desenvolve no Nordeste.
Aqui começou o Brasil. Somos descendentes de portugueses, holandeses, franceses, negros e índios e hoje contamos com várias universidades de alto nível. Tem miséria? Tem! Mas acabaremos com ela. O Nordeste não votou em Dilma Rousseff em troca de comida. Mas porquê muitos nordestinos viram comida pela primeira vez e de forma continuada
A ignorância de muitas pessoas não as deixam perceber que, mesmo sem os votos do Nordeste, Dilma ganharia só com a maioria de Minas Gerais e Rio de Janeiro.
Não entendemos como uma jovem, Mayara Petruso, estudante de Direito, que sabe acessar a internet não pode pesquisar no Google, ou em outro sistema de buscas, e procurar conhecer um pouco a nossa região, sua história, sua gente, sua cultura e o atual estágio de desenvolvimento aqui verificado. Só mesmo o ódio gerado no ventre do tucanato paulistano, inconformado com a derrota iminente, poderia gerar fatos lamentáveis como este. mas ficou a lição. Para Mayara e todos nós.
Ministro Cursos e palestras por todo o país. Já percorri 22 dos 27 estados do país, e é um milagre a nossa unidade linguística, a nossa unidade na diversidade de uma cultura multifacetada. São raros os casos de xenofobia e preconceitos que encontrei desde que em 2002 começamos as nossas viagens pelo país. Geralmente partem de filhos de imigrantes europeus que aqui chegaram foram bem acolhidos e venceram. Mas é, no fundo, fruto da ignorância, ou do medo infundado. Temos um imenso país para ser construído, e precisaremos de todos.
Até amanhã.

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Dilma, Presidente

Dilma: 1ª Mulher Presidente do Brasil e 12ª da América.

Dilma Rousseff. Presidente.
Venceu Dilma Rousseff, como as pesquisas indicavam. Esperamos que faça um bom governo e cumpra as promessas de campanha: Investir em Cultura e Educação. Construção Civil e tirar até o último brasileiro da miséria. E que contnue olhando para o Nordeste do país que lhe deu a maior vitória.

PSB. Cresce.
O Partido Socialista Brasileiro cresceu nestas eleições. Passou de 3 para 6 governadores: Amapá, Piauí, Ceará, Paraíba, Pernambuco e Espírito Santo. Fez mais que o PT (5) e o PMDB(5). No Rio Grande do Norte uma governadora personalísta e um candidato fraco não permitiram que tivéssemos um bom desempenho. De 3 senadores ficamos também com 6. A vergonha foi José Serra vencer em Natal. Sempre achei que Natal apesar de ser um cidade avançada em termos de sexo, amor livre, viadagem é, politicamente, uma das mais reacionárias do Brasil.
Bento XVI:
Cercado de pedófilos por todos os lados, o Papa Bento XVI veio se meter na nossa política pedindo, indiretamente, votos contra Dilma Rousseff. O aborto é consequência de uma sociedade sexualmente repressora, da falta de educação e atenção à saúde da mulher. Questão também muito pessoal. Sou contra. Mas quem deve decidir é a mulher e não o Papa.
Abbé Pierre:
Abade francês, fundador da Comunidade de Emaús (Ajuda aos pobres). Herói da resistência francesa na 2ª Guerra. Franciscano depois dominicano. Aos 90 anos escreveu um livro: Mon Dieu, pour quoi? (Meu Deus, por quê) onde:
1. Defende a extinção do celibato sacerdotal (Fonte do homossexualismo e da pedofilia entre religiosos).
2. Diz que manteve relações sexuais com várias mulheres e nunca deixou de ser padre.
3. Celebrava o amor de Jesus Cristo e Maria Madalena.
O resto é muita masturbação!
Isadora:
Peço, gentilmente à Isadora, minha seguidora, que envie uma mensagem para meu e-mail: rgoesarq@interjato.com.br
Até amanhã.

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Por quê morrem os bons?

Nestor Kirchner. A morte do Líder Argentino

Nestor Kirchner:

Uma grande perda para a América Latina a morte de Nestor Kirchner, ex-presidente da Argentina. Provou que se pode desenvolver um país sem embarcar na canoa furada do FMI e do neo-liberalismo. Com ele a Argentina voltou a crescer e encontrar o seu caminho de grande nação. Espera-se que a sua esposa, atual presidenta do país, Cristina Kirchner, continue sua obra.

Serra "joga a toalha":

Na hora que pôs dúvidas nas pesquisas, Serra entregou o jogo. Quando disse que a única pesquisa séria era a Datafolha, este instituto apontava 11 pontos percentuais a favor de Dilma. A mesma média do Vox Populli, Sensus, IBOPE, entre outros. Na realidade o ex-governador perdeu a eleição, e qualquer chance de virada, com a história do aborto e do peteleco de papel. Atingiu o ridículo e a descrença geral.


Roubo:

É o que parece ser a propalada permuta do Nogueirão com a cadeia Metro de Shopping. Inicialmente afirmava-se que o Metro faria um novo estádio o doaria a LDM e construiria um shopping no local. Ontem em audiência pública na Câmara de Vereadores de Mossoró a conversa mudou: O Metro quer pagar 12 milhões à LDM que se encarregaria de comprar um terreno e fazer outro estádio. Ora, a área onde está localizada o Nogueirão vale, por baixo, R$ 50 milhões de reais. A proposta gerou muita desconfiança. Esperamos que a sociedade mossoroense não embarque nesta canoa furada.
Prisão para Pimenta Neves!
Até amanhã.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Aborto: O Cinismo de Mônica Serra

Mônica Serra: Aborto? Ora aborto...

A senhora Mônica Serra acusou Dilma Rousseff de ser "uma assassina de criancinhas" por defender o aborto. Eis que uma sua ex-aluna de dança na UNICAMP, Sheila Canevacci, denunciou que a mulher de Serra confessou haver feito um aborto quando estava exilada nos EUA com o marido, por concluirem que não teriam condições de sustentar a criança. A matéria está na Carta Capital desta semana é só comprar a revista e confirmar.

A confissão foi feita quando ela discursava, em aula, sobre as deformações psicológicas e físicas que um aborto pode provocar prejudicando os adeptos da dança. Sheila não pertence a partidos políticos e disse haver votado em Plínio de Arruda Sampaio do PSOL.

O aborto de Mônica Allende Serra só não é noticia no Brasil:

Toda a imprensa internacional comenta as confissões de Mônica Serra! Menos a imprensa brasileira, exceção da Revista Carta Capital. Repete-se aqui o problema do sigilo da filha de Serra e demais integrantes do PSDB, que segundo o jornalista Amauri Ribeiro, autor da façanha, foi coisa do pessoal de Aécio Neves. A Polícia Federal confirmou a versão do jornalista. O chamado "fogo amigo". O mesmo sobre Paulo Preto. É a campanha mais mentirosa já feita no Brasil. E ainda falam em liberdade de imprensa.

Só não entendo o PT não denunciar que Indio da Costa é genro de Salvatore Cacciola, banqueiro preso em Bangu I, Rio, e Fernando Henrique Cardoso ter um filho (Thomaz) fora do casamento com a jornalista Mírian Dutra da TV Globo. Ela estar há 18 anos escondida em Barcelona, paga pela TV Globo impedida de aparecer no Brasil.

FhC quando soube da gravidez de Mírian exigiu um aborto e a jornalista negou. PSDB o partido mais abortivo do Brasil.

Até amanhã.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Serra: O FASCISTA

José Serra: O Fascista

Karl Marx, filósofo alemão de ascendência judaica, já no século XIX, alertava que introduzir temas religiosos na política é a forma mais baixa de se fazer campanha. É o que faz o senhor José Serra, cada vez mais desesperado com a derrota que se avizinha. As classes ricas brasileiras, que não precisam de dinheiro e estão faturando como nunca, querem mesmo é o poder, para roubarem mais.

O escritor Fernando Moraes, que conhece muito bem Serra afirmou: "Votarei em Dilma porque conheço Serra há 30 anos e sei do que ele é capaz para fazer o mal neste país".

O Ovo da Serpente está posto. A Europa toda se ver tomada por reações onde se identifica o fascismo: Itália, Suécia, Holanda, e até nos EUA, onde os tons da melamina de Barack Obama não conseguem esconder a reação em marcha. Na França, Sarkozy enfrenta um duro embate ao propor a reforma da previdência. O país todo se levantou contra a proposta do presidente.

Na atual campanha não interessa saber quem roubou mais, quem rouba mais ou quem vai roubar mais. Interessa é saber que tipo de político vai assumir o poder e barrar o fascismo latente. E esta candidata é Dilma Rousseff. Não gosto de certas posturas e atitutes do PT. Mas muito mais, não gosto dos Democratas, ex-Arena, ex-PDS, ex-PFL. Partido que gerou nas suas entranhas outros fascistas como José Agripino (Cor-de-Rosa) Maia, Marco Maciel, Antonio Carlos Magalhães, Corruptasso Jereissati entre outros. Isto para não citar o guru de todos: o raparigueiro Fernando Henrique Cardoso, colocado de lado pelos próprios companheiros pelo desastre de governo que praticou no nosso país, privatizando a Telebrás, A Vale do Rio Doce, a Ligth, A CESP, a COSERN a preço de banana.

O Objetivo deles agora é o PRÉ-SAL. O seu assessor de Energia, David Zylbersztajn, judeu carioca, ex-genro de Fernando Henrique Cardoso (era casado com Ana Beatriz Cardoso), foi o autor da quebra do monopólio da Petrobrás e privatizou várias empresas de eletricidade de São Paulo quando Mário Covas era Governador. Foi presidente da ANAE e deixou o cargo por motivo da separação com a filha do presidente. Ele defende abertamente a privatização do PRÉ-SAL.

Condena Dilma por ter sido militante guerrilheira contra a ditadura. E esquece que Aloísio Nunes Ferreira, o senador eleito pelo PSDB de São Paulo, era o segundo homem de Carlos Mariguelha.

Acusa Dilma de ser cúmplice de Erenice Guerra e prestigia Paulo Preto, o "rei da propina" do PSDB paulista.

O rídiculo chegou ao clímax quando levou, na testa, uma pequena bobina de papelão de fita durex e foi fazer tomografia fazendo-se de vítima. Quem quizer que vote neste facista!

PRISÃO PARA PIMENTA NEVES!

ATÉ AMANHÃ.

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Bandidagem

Senador "Ficha Limpa" José Agripino Maia


José Agripino e José Roberto Arruda: Sócios?
A Carta Capital desta semana publica matéria em que apresenta o senador José Agripino Maia ( O Zezinho Cor-de-Rosa), como um dos maiores beneficiários do esquema do ex-governador cassado do Distrito Federal, leia-se Brasília, José Roberto Arruda. O esquema de Arruda era o de obter propinas das empresas prestadoreas de serviços do governo de Brasília. A Carta Capital inclusive fala que tudo foi gravado e apurado pela Polícia Federal. A imprensa local não deu uma linha. Nenhum dos jornais de Natal ou Mossoró. E ainda falam em liberdade de imprensa.

Lauro Maia:

Corre a notícia de uma grave crise no seio da família da ex-governadora Wilma de Faria: Ela estaria exigindo que sua filha Márcia Maia, reeleita deputada estadual, renuncie em favor do irmão Lauro Maia, para que este tenha direito a fôro privilegiado no julgamento a que está sendo submetido em decorrência da "Operação Hígia" em que foram desviados 30 milhões de reais do Programa Farmácia Popular. Devia pedir a renúncia de Gustavo Carvalho e não da filha.

F. Gomes:

O jornalista foi assassinato ontem, por dois pistoleiros, na porta de sua residência em Caicó-RN. Gomes havia denunciado a compra de votos nas últimas eleições em troca de carregamentos de "CRACK". O crime abalou não só Caicó como todo o Estado do Rio Grande do Norte.

José Gobat:

A justiça condenou ontem o auditor fiscal paraibano Lúcio Flavio Andrade pela morte de José Gobat Alves e sua esposa em 1992, em acidente de trânsito ocorrido em Natal. Andrade estaria bêbado e cortou vários sinais atingindo o veículo de Alves. Sua esposa morreu imediatamente e Gobat passou 12 anos em coma. Convivi politicamente com todos os Alves (Aluizio e filhos, Garibaldi, pai e filho, Agnelo e filhos, Expedito e José Gobat). Aluizio sempre me respeitou e prestigiou até a morte. Gobat era civilizado e sabia lidar com as pessoas. Expedito era uma pessoa amena e, como Aluzio, já faleceu. Dos outros quero distância.

Paulo "Preto"

José Serra está em "palpos de aranha" para explicar o caso de Paulo Vieira, seu assessor que teria desaparecido com 4 milhões de reais da sua campanha. Antigo diretor da DERSA, empresa estatal que gerencia as obras viárias de São Paulo, Paulo Preto, como é conhecido já foi até preso por receptação de joias roubadas.

Caciolla:

Por quê o PT não diz para o Brasil ficar sabendo que o senhor Índio da Costa, candidato a vice-presidente de José Serra, é genro de Salvatore Cacciola, o homem que no governo FHC quase quebra o Banco Central. Fugiu (ajudado) da prisão no Brasil, viveu por anos na Itália e, depois de preso e extraditado em Mônaco, está detido em Bangú I?

Curso em Santa Maria-RS:

A convite da Universidade Luterana Brasileira, ministramos, no último final de semana, Curso de Arquitetura Hospitalar no Curso de Arquitetura e Urbanismo desta Universidade. O local foi o Campus da Cidade de Santa Maria-RS. Grande o comparecimento de profissionais e estudantes.

Até amanhã.


segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Ameaça a um Patrimônio de Mossoró

Estadio Nogueirão

Noticias vindas de Mossoró, indicam que um grupo do ramo de supermercados estaria propondo à Liga Desportiva Mossoroense a construção de um novo estádio em troca da área onde está localizado o Estádio Leonardo Nogueira. É uma absurdo. O que se deve fazer é recuperar o estádio, concluir suas instalações, repaginá-lo externamente e, nos desvãos das suas arquibancadas, instalar lojas e formar um shopping popular. Assím fez o Internacional de Porto Alegre com o Beira Rio. Agora começo a compreender o relativo abandono em que se encontra o estádio. Estariam deixando assím para justificar a permuta? Vamos ficar atentos!

Sujeira de Serra:

O debate de domingo revelou um Serra assustado e surpreso com a história do roubo de 4 milhões feito por um assessor de campanha, o engenheiro (DERSA) Paulo Vieira de Souza (o Paulo Negão). Era encarregado, segundo o Jornal do Brasil, de arrecadar fundos junto à empreiteiras. E agora Tucanos?

Aborto:

Serra está tão preocupado com aborto que não parece um economista, mas um ginecologista. E está cada vez mais parecido com um feto.

Documento Pró-Dilma:

Leonardo Boff, Frei Beto, Chico Buarque de Holanda, e vários intelectuais e religiosos lançarão manifesto em defesa de Dilma Roussef e condenará os ataques sujos feitos pela tucanagem.

Pré-Sal:

Os Tucanos estão de olho no Pré-Sal. Começa pelo senhor David Zylberstein (Conhecido por Dr. Letrinhas) ex-presidente da Agência Nacional de Energia, ex-genro de FhC, assessor de Serra e que prega a privatização de toda a economia do Brasil. Um safado!

Até amanhã.



quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Joaquim Câmara Ferreira-O Comandante Toledo


Joaquim Câmara Ferreira - O Comandante Toledo
Nasceu em São Paulo em 1913. Foi assassinado em 1970. Substituiu Carlos Marighella na ALN, após a morte do grande líder. São Paulo prestará várias homenagens, no próximo fim de semana, a este jornalista e líder político que dedicou 40 anos de sua vida ao povo brasileiro e ao Brasil.
Não gosto do PT. Mas muito menos de jogo sujo como a direita está fazendo em relação à Dilma Rousseff. Gosta de falar no passado da candidata do PT mas quando se pede para abrir os arquivos históricos do período da Ditadura Militar falam logo em "Anistia". E para Dilma não vale a anistia? Cínicos descarados, desmoralizados. O povo mandou para a lata do lixo gente como Jorge Bornhausen. Marco Maciel. Tarso Jereissati, Romeu Tuma, Heráclito "sete línguas" Fortes, Collor de Melo, Cézar Maia, Arthur Virgilio, Tata Alves e tantos outros. Só faltou mesmo Zezinho Cor-de-Rosa. Mas chegaremos lá.
Boa Jogada de Lula: Ciro Gomes na Coordenação da Campanha de Dilma:
Tal ação vai deixar quietinho o sacripanta do José Serra. Morre de medo de Ciro Gomes que sabe todos os seus podres. Ciro, Dilma eleita, deve ir para a Casa Civil. O homem está forte. Elegeu o irmão e ajudou José Pimentel a derrotar Tarso Jereissati.
Gabeira quer a Petrobrás:
Foi o preço pedido e aceito por José Serra para receber o apoio do mais desmoralizado dos politico brasileiros. Jogou fora um capital excepcional que a população do Rio de Janeiro lhe ofereceu. Um bosta como outro qualquer!
O Secretariado de Rosalba:
Muita expectativa em Mossoró. Mas antes foi passear pela Alemanha que ninguem é de ferro. os Rosados saíram fortíssimos desta eleição: Uma governadora. Dois deputados Federais e Dois estaduais, além da prefeita de Mossoró, 2ª cidade do Estado. Nenhuma família ficou tão forte.
PRISÃO PARA PIMENTA NEVES!
Até amanhã.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Tiririca e Protógenes Queiróz

Protógenes Queiróz

Foi o homem que coordenou a Operação Satiagraha e prendeu vários figurões da república. Agora foi eleito deputado federal na esteira dos votos de Tiririca (1 milhão e 300 mil votos). Querem impedir a diplomação e a posse do Grande Palhaço (pobre e nordestino) por preconceito e até para impedir que Protógenes comece a falar o que sabe.

Ivan Pinheiro:

Candidato do PCB à Presidência, teve 130.000 votos. Como tem comunista no Brasil! Em Natal teve 130 votos. Já dá para fazer uma Revolução. É só juntar com os 2.500 do Camarada Leto ( o comunista mais antigo do estado e que foi candidato a governador).

Coisa Boa:

As derrotas de Mão Santa, Heráclito (Sete Línguas) Forte, Tarso Jereissati, Marco Maciel, José Genoíno (Gaynoíno), Romeu Tuma (Tumba), Cézar Maia, Fernando Collor de Melo, João Alves, Carlos Eduardo Alves e, principalmente, Arthur Virgílio, líder do PSDB no senado. Só faltou mesmo Zezinho Cor-de-Rosa. Mas veremos o fim também.

José Pimentel: Um homem de bem!

Não sou petista, não voto em petista, mas vibrei com a vitória de José Pimentel derrotando Tarso Jereissati no Ceará. Homem de classe média, ex-funcionário do Banco do Brasil, ex-Ministro da Previdência, enfrentou dois fortíssimos candidatos e ganhou uma das vagas do senado. Viva o Ceará terra da minha mãe!

PRISÃO PARA PIMENTA NEVES!

domingo, 19 de setembro de 2010

Ivan Pinheiro-PCB O Mais Preparado para Presidente

Ivan Pinheiro o Melhor Candidato para O Brasil
O Comunismo Acabou?
Parece que não! O advogado Ivan Pinheiro faz uma campanha limpa e educativa nas suas aparições no Horário Político das TV's. É um execelente quadro e embora não tenha a mínima chance de vitória dá uma colaboração inestimável ao debate político. E isto é o que é importante. O mesmo faz o colega arquiteto Frank Svensson como candidato ao governo do Distrito Federal pelo PCB.
Eleições na UFRN para Reitor:
Angela Cruz, atual vice reitora e candidata de Ivonildo Rêgo e Arlete Araujo, candidata da oposição estiveram no Departamento de Arquitetura para apresentar suas plataformas de Governo. Arlete mostrou muito mais preparo mas tem um vice que não recomenda. O diretor do Centro de Tecnologia Manuel Lucas Filho. Já Angela Cruz mostrou ser autoritária e fazer parte de um grupo político que há 20 anos domina a UFRN. Não votarei em nenhuma.
Eleições em Pernambuco:
Torço pela vitória de Eduardo Campos(já sacramentada) e pelos dois senadores da sua coligação: José Costa, ex-ministro da saúde e de Armando Monteiro Neto (para derrotar Marco Maciel).
Rosalba no PMDB:
Com a possibilidade de ser a única governadora do DEM a ser eleita nas próximas eleições, a Rosa mossoroense já estaria com um pé no PMDB. É uma questão de governabilidade. Se ficar na oposição não conseguirá mais dos que os recursos constitucionais para o nosso estado. Garibaldi Filho articula a adesão. Com isto dois senadores seriam do PMDB.
José Pimentel cresce no Ceará:
Enfrentando dois candidatos fortíssimos e com uma grande retaguarda de meios de comunicação (Tarso Jereissati-PSDB e TV Verdes Mares e Eunício de Oliveira-PMDB e Grupo Bandeirantes), o candidato do PT cresce e a militância do partido pode levá-lo à vitória. Homem honesto e um dos melhores quadros do PT, caso não se eleja voltará para a Previdência Social como Ministro de Dilma Rousseff.
Catarata:
Fiquei uns dias afastados por ter me submetido a uma cirurgia de catarata. O resultado foi ótimo graças à competência do Dr. Marcos Rey e à Santa Luzia, padroeira de Mossoró, com quem me apeguei com todas as forças.
Cursos de Arquitetura Hospitalar:
Dias 01 e 02 de outubro estarei no CREA-MS, Campo Grande, para ministrar um curso de arquitetura hospitalar. Dias 15 e 16 de outubro iremos à Santa Maria-RS para outro curso na ULBRA - Universidade Luterana do Brasil. O convite partiu do Curso de Arquitetura daquela Universidade pelo professores Fábio Müller e Ângela Pisani.
Até amanhã.

terça-feira, 7 de setembro de 2010

07 de Setembro - Dia da Independência

Sede Própria de Ronald de Góes - Arquitetura

7 de Setembro: Dia da Independência- 22 anos

Há exatos 22 anos, num 7 de setembro de 1988, inauguramos a nossa sede própria, cuja foto vemos acima. Começo da nossa independência profissional e financeira. Construída com grandes sacrifícios mas que valeu a pena. Projetada inicialmente para 400m², a introdução da informática fez com que a necessidade de espaço diminuísse. Hoje contamos com 200m² mas com uma área livre imensa para ampliar se for possível. Durante estes 22 anos foi a nossa trincheira de trabalho. Aqui desenvolvemos os melhores projetos dos nossos 37 anos como arquiteto: Hospitais, Clínicas, Bancos, Edificios Residenciais e comerciais, conjuntos habitacionais, além de projetos de urbanização. Aqui atendemos os nossos clientes e procuramos deixá-los o mais satisfeitos possível com os nossos projetos. Também aqui escrevemos os nossos livros e preparamos as nossas aulas e ainda trabalharemos muito se Deus assim o permitir.

07 de setembro: Dia da Independência do Brasil:

Foi pura coincidência a data da inauguração, apesar do seu forte apelo simbólico. O prédio ficou pronto 15 dias antes e eu precisava entregar as salas onde funcionava antes o escritório no Edifício 21 de Março na Cidade Alta.

Por hoje é só. Até amanhã.

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

José Serra e a Receita Federal

José Serra:
"Quem com ferro fere com ferro será ferido". A velha máxima que volta a ser confirmada. José Serra é acusado de ter denunciado Roseana Sarney quando esta começou a despontar, em 2002, como candidata a presidência da república. Foi quando apareceu aquele monte de dinheiro, em espécie, descoberto pela Polícia Federal. O caso da filha dele, agora, embora ele diga que seja coisa do PT ou de Dilma, versão rejeitada pelo TSE, segundo a imprensa do sul do país, seria coisa dos tucanos de Minas Gerais, ligados a Aécio Neves, que abandonou de vez a candidatura de Serra por ter sido preterido pelo PSDB, como candidato ao Planalto. Briga de cachorro grande é outra coisa...
Corrupção na SEMURB:
Estão pegando os peixes pequenos. A coisa é antiga. Desde sempre aprovam-se projetos de todo tipo de edificações sem atentar para o Plano Diretor. Muito edifícios foram construídos em Natal desta forma e muitos estão irregulares. Vários são os "cartórios" no interior da SEMURB. Por que o Ministério Público não faz uma ligação entre o atual escãndalo e aquele envolvendo vereadores e empresários da construção civil? Aí vai aparecer os peixes graúdos. E como são graúdos!
Natal está um lixo:
Buracos, sujeira, invasão do espaço público, privatização acelerada do espaço público, trânsito caótico e, por aí vai. A atual prefeita, se não cuidar vai terminar como Aldo Tinoco Filho: abandonada pela classe política e rejeitada pela população. Veremos os fatos assim que passar o período eleitoral.
PRISÃO PARA PIMENTA NEVES! JÁ.
Até amanhã.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

José Serra, uma inteligência perdida

José Serra: Inteligência Perdida

Quem, como eu, olha a presente campanha política, em todos os níveis, com uma prudente distância, pode afirmar: José Serra é uma das melhores cabeças deste país. É um homem da minha geração. Desde os tempos de política estudantil o respeitávamos muito. É uma pena ver a queda da sua campanha. Foi abandonado pelo seu partido exatamente pelas suas posições independentes. Não conseguiu passar uma imagem de candidato de oposição. Foi um bom Ministro da Saúde, apesar de não ser sua área e um bom governador. Tem lá os seus defeitos, como não gostar de nordestinos e ser meio personalista. Esta história envolvendo a sua filha é ridícula ao querer incriminar Dilma Rousseff. PSDB e PT são pródigos em dá rasteira nos adversários. Já perdeu a campanha!

Brasília: Estive em Brasilia no ultimo final de semana para ministrar um Curso de Arquitetura Hospitalar. Gente até de Angola. Aproveitei para visitar as novas obras da capital e o Setor de Habitações Individuais Geminadas, adjacente à W3. Um dos melhores lugares para se morar em Brasilia. Planejada para ser usada pelas populações mais pobres, foi usurpada pela classe média que destruiu a sua concepção original e a transformou numa espécie de favela de luxo com casas de péssimo gosto e a destruição do espaço público. Uma lástima.

Domingos Gomes de Lima:

Ex-reitor ( o melhor da história da nossa universidade)UFRN e uma amizade que ficou a partir do período em que fui um dos seus principais auxiliares. Jantamos no sabado e colocamos a conversa em dia. Está muito bem em todos os aspectos de sua vida. Ofereci para ele com uma dedicatória, o meu livro Manual Prático de Arquitetura Hospitalar.

Até amanhã.

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Carlos Lessa, a maior inteligência do Brasil

Carlos Lessa-Economista

Convivi com Carlos Lessa e, poucas vezes vi alguém tão inteligente. Mais. De excelente humor e sem pose. Ex-presidente do BNDES, onde também foi diretor da área social e do FINSOCIAL. Ex-Reitor da UFRJ já foi membro de órgãos como a CEPAL (Comissão Econômica para América Latina), Presidente da Ordem dos Economistas do Brasil. Assessorou Ulysses Guimarães na área econômica. Foi demitido pelo Presidente Lula por pressões de grupos empresariais brasileiros associados ao capital internacional, liderados por Luis Fernando Furlan, Henrique Meirelles e Antonio Palocci. Sua entrevista no último número (Edição Eletrônica) da Revista Carta Capital é uma lição de história, economia, cultura e política brasileiras.
Foi professor de Dilma Rousseff e José Serra. Afirma que ambos estão preparados para governar o país mas que votará em Serra pois com Dilma, Henrique Meirelles continuará mandando no Brasil. Um desperdício este homem não ser o Ministro do Planejamento ou da Fazenda no Brasil.
Os Semáforos estão caindo:
Dois semáforos importantes (Prudente de Morais com Nascimento Castro e Romualdo Galvão), cairam e infernizaram o trânsito já caótico de Natal. Falta de manutenção e de Gestão Pública.
Indigência:
O horário eleitoral gratuito na TV. A partir dos próprios candidatos à presidência, nota-se uma apatia e falta de empatia com autênticas figuras de marketing político. Em quem votar?
Retratos da Política de Incentivo ao Transporte Individual:
300.000 acidentes de carro. Para os que se salvam, 10 a 15 dias de internação com custos altíssimos para o SUS.
PRISÃO PARA PIMENTA NEVES O ASSASSINO DE SANDRA GOMIDE!
Até amanhã.

domingo, 15 de agosto de 2010

Sandra Gomide e o Assassino Pimenta Neves

Pimenta Neves o Assassino

Sandra Gomide, a vítima

A Justiça Brasileira. Ora, a justiça brasileira...
Pimenta Neves, todo poderoso diretor do Jornal O Estado de São Paulo, pertencente à familia Mesquita, apaixonou-se, na década de 90, por uma jovem jornalista, Sandra Gomide. Tiveram um relacionamento até prolongado. Ele, sessentão e ela na casa dos trinta. Sandra resolve, depois de uns tempos, acabar o relacionamento. Neves, contrariado, assassinou, pelas costas, com dois tiros, a jovem. Criminoso confesso, julgado, foi condenado a 19 anos de prisão. Um Habeas Corpus, que já completou 10 anos, primeiro reduziu a pena para 15, e o mantém livre até que todos os recursos sejam julgados. São vários, na justiça. No STJ e no Supremo. Experimentem alguem matar Pimenta Neves!
O que é isso companheiro?
A prova cabal de que os poderosos não vão para a cadeia no Brasil. E que a nossa justiça não merece este nome.
A mídia, cumplice e omissa, silencia. Com raras exceções, como a da Revista Isto É, desta semana, onde são revelados fatos chocantes que afetam os pais de Sandra: Estão arruinados, doentes, vivendo com uma aposentadoria que não chega a R$ 1.300,00 (mil e trezentos reais) e contando apenas com ajuda dos vizinhos, até para as necessidades mais elementares da vida diária.
A partir de hoje, neste Blog, todos os dias, pediremos justiça para o caso Sandra Gomide.
PRISÃO PARA PIMENTA NEVES!

sábado, 14 de agosto de 2010

Coisas e Casos de Natal

Muito Bonita! Até quando?

Verticalização:
Exagerada! A cidade está perdendo escala com os edifícios acima de 45 andares que estão surgindo pela cidade. Quem é o responsável por isto?
Inicialmente os ex-prefeitos Wilma de Faria e Carlos Eduardo Alves que liberaram a Taxa de Conforto (Densidade) junto com o Índice de Aproveitamento do Terreno. Micarla de Souza, atual prefeita, por despreparo ou má fé, ou mesmo "sabedoria", vai no mesmo caminho. Agora destrói um espaço público na Cidade da Esperança, para fazer uma Unidade de Pronto Antendimento. A 150 metros, na Capitão Mór Gouveia, o estado possui um área imensa, com uma estrutura de saúde, que poderia ser aproveitada. Ou mesmo um grande depósito da CAERN, com área sobrando. Por quê destruir o espaço público, área de lazer dos moradores?

Buracos nas ruas:

A Rua da Saudade é um buraco só! Um perigo para os motoristas e pedestres que ali circulam.

O trecho da Amintas Barros entre a Xavier da Silveira e a Rui Barbosa é uma calamidade.

Via Costeira:

A maior aberração urbana de Natal. A duplicação é um caso típico de "urbanismo" feito por quem não sabe a diferença entre vias urbanas e vias rodoviárias.

Centro da Cidade:

Um quadro completo da decadência urbana do espaço público de Natal: Camelódromo, Rua João Pessoa transformada em feira livre, pastelarias e lixo, muito lixo. A Ulisses Caldas, Rua do Palácio Felipe Camarão, sede do poder executivo municipal, é um caos urbanos. Lojas fechadas ou fechando, entre outras mazelas. Voltou a contemplar paradas de ônibus gerando congestionamento no trânsito.

Quadro dantesco de uma elite omissa, despreparada, que abandona o espaço público prejudicando moradores e turistas que demandam à nossa cidade.

Até amanhã.


domingo, 8 de agosto de 2010

Mossoró, Nogueirão e outras histórias

Estádio Nogueirão - Mossoró - RN - Vista Parcial

Mossoroense, sempre pensei em escrever um livro sobre a cidade. Qual a linha seguir? Agarrei-me com a história do Baraúnas, time de futebol, onde fui atleta, goleiro dos bons, modéstia à parte, aí pelos idos de 1961. A única coisa concreta que liga aquele período com os dias atuais. Mossoró mudou muito! Terminei o livro "Coração de Leão", conto a história do clube mas o faço dentro de um contexto mais amplo mostrando como eram a cidade e as pessoas naquela época. Um destaque para o estádio Leonardo Nogueira que eu vi nascer e foi quem deu a sugestão para se homenager o maior responsáevl pela construção: Manoel Leonardo Nogueira. Explico: com 16 anos de idade, fui o responsável pelo programa de esportes da então Rádio Rural. Depois escrevi n' O Mossoroense a convite de Lauro da Escóssia, indo depois, a convite de Genildo Miranda, ser locutor esportivo da Rádio Difusora de Mossoró, onde na "Grande Resenha Esportiva Difusora" programa nobre às 19.hrs, propús o nome de Manoel Leonardo para ser o patrono da obra pela qual deu parte de sua vida.
Semana passada fui a Mossoró fazer um levantamento sobre a situação do estádio, para uma revista especializada em construção de São Paulo (a revista quer um retrato dos principais estádios do país para uma matéria sobre a copa de mundo com uma visão de arquiteto ou engenheiro). Apesar de algumas falhas, o estádio está bonito, bons vestiários, gramado correto, cadeiras especiais cobertas. Dei uma sugestão a secretários da prefeitura meus amigos: Por que não transformar em lojas os espaços inferiores das arqibancadas voltadas para as ruas, principalmente a Av. João da Escóssia. O Internacional de Porto Alegre fez isto e fatura uma boa grana. Serve ao menos para manter o estádio em boas condições. O espaço adjacente à João da Escóssia poderia ser melhorado, reurbanizado, o que transformaria o Nogueirão, na sua parte externa, em um Shopping popular. Fica a idéia.
O livro lançarei breve, comemorando os 50 anos do Baraúnas.
Até amanhã.

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Violência em Natal

Natal deve ser, hoje, uma das cidades mais violentas do Brasil.


Violência em Natal:
Todos os dias, sem exceção, sofre-se um ato de violência em Natal. Assassinatos, violência contra idosos, mulheres, menores e assaltos, vários assaltos, com ou sem mortes. Ontem assassinaram um empresário espanhol em Natal. Puro latrocínio. Os ladrões levaram R$ 18.000 e mataram o homem. Em plena Ponta Negra. Semana passada uma irmã teve sua casa assaltada e levaram quase tudo. Também em Ponta Negra.
Tenho um escritório de arquitetura na Rua Almirante Tamandaré, transversal da Rua Jaguararí. Ao lado e defronte existem duas oficinas mecânicas. A Zona é residencial, com uso tolerado de escritórios. Oficinas são proibidas. Todos os dias sofremos tentativa de invasão, apesar de uma corrente delimitar o nosso estacionamento. Outro dia um caminhão da Sterbom quebrou a corrente. Solicitei, e fui atendido, providências da empresa.
O trânsito está uma loucura! Donos de Pajeros, Merivas, Subaros, carrões exorbitantes, não são usados para o transporte mas como arma de intimidação para os outros veículos. Experimentem, na frente de um desses carros, andar em marcha lenta! Será atropelado.
Caso Ponta Negra e Felipe Camarão, só para ficar nestes exemplos, pois a cidade toda está violenta, tivessem todas as notícias de violências publicadas, seriam comparadas com o Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro.
O Centro da Cidade é um perigo só. Decadente, imundo, prédios fechados ou abandonados. Retrato de uma cidade mal cuidada.
O Campus Universitário da UFRN apresenta, em média, de dois a tres assaltos diariamente. Professores e alunos são as maiores vítimas.
Reclamar a quem?
Até amanhã.

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Via Costeira - Via da Morte

Vista Aérea da Via Costeira - Natal RN

A Via Costeira é, com a sua duplicação, a estrada para a morte. Continua-se a fazer em Natal um "urbanismo" rodoviário pela ruas da cidade. As vias, viadutos, passagens de níveis tem características rodoviárias, nunca de padrão urbano. A Via Costeira é um exemplo. Sua duplicação é um desastre urbano. O Acesso ao Centro de Convenções, sentido Ponta Negra-Areia Preta, é uma roleta russa. Devido uma baixa na graid da pista quem vai sair da rótula para entrar no Centro de Convenções não vê os veículos que vem em sentido contrário. Novas mortes ocorrerão, principalmente naquele trecho. Em outros locais as curvas e pontos de conexão viária são traiçoeiras. Não é possível tratar uma via turística (que deve ser de tráfego leve e baixas velocidades, disputando espaço com caminhões transportanto mercadorias de todo tipo, inclusive inflamáveis). A Iluminção é péssima. Somando-se a isto a incrível falta de educação de trânsito do natalense (principalmente proprietários de veículos tipo Pajero, Merivas e que tais que se acham donos das ruas) só resta esperar novas mortes. Haroldo Maia por anda a SEMOB?

Rio Potengi: Até agora não se definiu de quem é a culpa pelo desastre ecológico ocorrido 03 anos atrás. Mas o nosso rio continua morrendo, a cada dia um pouco.

Fernando Collor de Melo: Depois de eleito senador com grande votação, lidera as pesquisa de intenções de voto para Governador de Alagoas. Vai fazer uma boa administração para se credenciar a nova eleição para presidente da República em 2014. Com o apoio do PT. Quem viver verá.

Juazeiro x Petrolina. A canção popular diz: "Eu gosto de Juazeiro mas adoro Petrolina", cidades irmãs divididas pelo Rio São Francisco. Uma na Bahia e outra em Pernambuco. É assim que Dilma Rousseff vai se apresentar hoje no Rio Grande do Norte ao lado de Carlos Eduardo Alves (PDT) e Iberê Ferreira de Souza (PSB), candidatos ao governo do estado. Que oportunismo! Que falta de vergonha! E as opções são péssimas com José (Vampiro) Serra e Marina (Jurema Seca) Silva.

Até amanhã.

domingo, 25 de julho de 2010

Dois Pesos e Duas Medidas

Projeto da Arena das Dunas

Dois pesos e duas medidas:
Aviso logo: Sou totalmente favorável a que a Copa do Mundo venha para o nosso estado. Os benefícios serão imensos, não tenho dúvidas. Não entrarei, pelo menos por ora, na discussão sobre a demolição, ou não demolição, do Estadio João Machado. Não conheço detalhes do projeto. Mas com as últimas notícias sobre o valor (29 milhões de reais) do projeto por uma empresa americana, temos que fazer a pergunta que não quer calar:
Por que todo tipo de dificuldades são criadas quando os arquitetos aqui do estado cobram algum serviço aos poderes dito competentes e o mesmo não acontece quando o profissional é de outro estado e, até, de outro país?
No primeiro mandato da ex-governadora Wilma de Faria fomos convidados pela governante para realizar os projetos da nova Governadoria e do Teatro de Natal. Todo tipo de dificuldades foram criados por 03 secretários da governadora(os 03 estão sendo processados por corrupção) pela modalidade de contrato (feita pela Procuradoria do Estado) estabelecida para legalizar o nosso trabalho profissional: Dispensa de licitação pelo princípio de "Notório Saber". Preço do Projeto: R$ 300.000,00 (trezentos mil reais). Agora verificamos que a mesma modalidade foi utilizada para contratar a Populous, empresa americana (cadê o CREA-RN para analisar o contrato?). Empresas estrangeiras não podem atuar no país. E o projeto não era de um escritório carioca, Coutinho, Diegues e Cordeiro - Arquitetos? E por que esse mesmo escritório não realiza todas as etapas do projeto (Projeto Básico, Projeto Legal, Projeto Executivo e Complementares)? Apenas deixando o gerenciamento da obra para outra empresa?
Desde o governo do "Delegado do Golpe", Tarcísio Maia, que existe uma notória má vontade com arquitetos locais. De lá para cá, contabilizamos mais de R$ 20 milhões de reais em projetos, que saíram daqui para outros estados. Dinheiro que poderia ter ficado circulando na economia potiguar. Agora apenas um, custou mais de R$ 20 milhões de reais! São os mistérios do Rio Grande do Norte. Mas vamos aguardar.
Até amanhã.

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Henrique Alves não tem jeito

Grande Prejuízo para o Brasil

Relator do Projeto de Lei que tratará do Pré-Sal, o deputado Henrique Alves desejava introduzir uma modificação no § 2º do Art. 42 desta lei que provocaria um rombo nas contas públicas de cerca de 54 bilhões de reais. Alertado pelo presidente da Associação dos Engenheiros da Petrobrás, AEPET, Fernando Siqueira, o senador Pedro Simon foi a tribuna do senado e denunciou a manobra. Era uma iniciativa que ampliaria os prejuízos já deixados por FhC quando abriu o capital da Petrobrás, deixando o petróleo em 100% de quem o extraísse. É o pior projeto de partilha do mundo. O Brasil seria transformado num cassino. Henrique colocou a culpa na Petrobrás. O que não é verdade.
Caso Bruno:
Pelo andar da carruagem, os cães rottwailler do policial mineiro que, segundo o delegado, comeram restos de Eliza Samúdio, é que irão para a cadeia. A onda agora, na internet, é mostrar as atuações de Eliza Samúdio nos filmes pornô dos quais ela participou como atriz. Nada justifica o bárbaro crime cometido.
Por falar em Carne:
Apesar de ser o maior produtor de carne bovina do mundo (de cada dez kilogramas consumidos por dia no mundo, 7 são produzidos no Brasil), milhares de brasileiros não podem nem "cheirar" carne na sua dieta diária.
Novo símbolo do Flamengo:
Para alguns analistas, o símbolo do Flamengo que ainda é um Urubu (também gosta de carniça), poderá ser mudado para um cão rottwailler...
Aeroportos:
Realmente o problema é sério. No último final de semana, voltando de Londrina-PR (saimos às 6.00hrs da manhã) onde ministramos Curso de Arquitetura Hospitalar, faríamos uma escala em Curitiba e outra em São Paulo, chegando aqui em Natal por volta da 14.30hrs. As condições do tempo nos levaram para Florianópolis, depois Joinville e finalmente Navegantes. Apesar dos esforços dos funcionários, a estrutura dos aeroportos é péssima. Mesmo o Galeão apresenta sensíveis sinais de sucateamento. As 11.00hrs embarcamos para o Rio de Janeiro e de lá só saímos às 18hrs com destino à Natal onde chegamos às 22.30hrs. Qualquer atraso, hoje de mais de 6.00 horas dá uma multa de R$ 6.000,00 (Seis mil reais). A GOL teve que pagar refeições e nos colocar em um vôo da TAM para não pagar a multa.
O espaço entre as cadeiras (padrão internacional é de 95cm. A Gol está com 75cm e a TAM com 80cm) é bastante reduzido e quem não puder, ou desejar, ficar apertado, deve alojar-se na fila da emergência.
Até amanhã