quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Canteiros e meio-fios: O desmonte de Natal.

Canteiros e Meio-fios: O desmonte de Natal.

Todos os dias, a toda hora verifica-se a destruição do Sistema Viário de Natal. Uma das nossas melhores características urbanas. O Canteiro central não é so para dividir faixa de rolamentos, mas também para absorver parte d água da chuva colaborando com a drenagem da uma cidade.

Vários canteiros estão sendo substituídos por faixas de estacionamento, quando não estão abandonados e destruídos. Prefeito de importante capital européia, acho que Amsterdam, indagado sobre a falta de estacionamento para automóveis respondeu: "Meu problema é estruturar o sistema viário. Estacionamento é problema de quem tem carro" Usem transporte púbico! completou.

Uma irracionalidade a toda prova o uso exagerado de automóveis. O governo Federal deveria ter aberto o financiamento de casas e ônibus e não de automóveis. Mas ele tem sua base e suas origens no Grande ABCD, o quadriláero da indústria automobilística em São Paulo. Não vai mexer em vespeiro.

Mas o que assusta é a ignorância das nossas autoridades sobre o problema. Ou o descaso ou o "...não estou nem aí".

Esperamos que alguma coisa seja feita. A equipe da SEMOB é boa e esclarecida, falta ação política. Mas que não seja a do ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves que oficializou a destruição, já existente na prática, dos nossos canteiros centrais.

Conselho de Arquitetura e Urbanismo:

O Congresso Nacional aprovou ontem a criação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo. Uma luta de quase 100 anos dos arquitetos brasileiros. Agora o Projeto de Lei vai para sanção do Presidente Luis Inácio Lula da Silva. Sairemos do Sistema CONFEA/CREA e esperamos que a profissão seja mais respeitada. Mas teremos uma árdua tarefa pela frente para estruturar o novo Conselho. O Brasil era o único país do mundo onde os arquitetos e urbanistas não possuiam o seu próprio órgão de classe.

Até amanhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário