segunda-feira, 3 de maio de 2010

O Caótico trânsito de Natal e o Porto

Porto de Rotterdam. Holanda
Grande parte dos problemas de trânsito de Natal são provocados pela presença constante, e sem contrôle, de caminhões de todos os tipos circulando a toda hora nas ruas da nossa capital. Sem falar, é claro, nos nossos 200 mil carros. Grande parte dos veículos dirigem-se ao Porto, localizado na Ribeira. os cminhões têm que atravessar toda a cidade para chegar até, paticamente, à embocadura do Rio Potengi.
Terminal de Carga:
A solução possível, sem fazer maiores intervenções no porto, é construir um terminal de cargas em Parnamirim e todas as mercadorias com destino à Natal penetrar na cidade pelo trem. Rotterdam, Holanda, foto acima, o maior porto do mundo fez assim. Não só para preservar o porto como a cidade das possíveis elevações no nível do mar. Rotterdam fica a 45km do cais e Parnamirim apenas 25km. Os armazens ficariam em Parnamirim e apenas esteiras e guindastes ficariam no Cais da Tavares de Lira. Pelos nossos cálculos 25% dos veículos que circulam nas nossas ruas seriam retirados.
Porto Seco:
Poderia-se ainda, aproveitando-se a estrutura portuária, implantar um "Porto Seco" para comercialização internacional dos nossos produtos primários como o sal, as frutas tropicais e minérios. Este Porto Seco poderia estar conectado com o Aeroporto de São Gonçalo e o próprio Augusto Severo. É uma questão de decisão política.
Outras soluções para o trânsito:
01 ônibus comum transporta 01 passageiro por m² de rua.
01 ônibus com canaleta exclusiva transporta 02 pasageiros por m² de rua.
01 ônibus articulado transporta 2,5 passageiros por m² de rua.
01 ônibus bi-articulado transporta 4,0 passageiros por m² de rua.
Transformando um ônbus em metrô retira-se de 25 a 30% dos automóveis da rua.
Pagamento antes de entrar no ônibus.
Metrô tem a velocida de 1km/minuto.
Ônibus pode chegar a 2km/minuto.
Procurar resolver sempre o problema na superfície:
Nos ônibus a altura máxima é de 1.20m a 1.50m.
O metrô fica a 20m de profundidade.
Natal não precisa de metrô mas de Gestão Pública.
Até amanhã.

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