Parque da Dunas:
A imprensa noticiando que o nosso Parque das Dunas foi considerado em um certame internacional realizado na Itália, como modelo de área de conservação e preservação. Notícia muito boa, realmente.
Mas é bom contar a história dessa conquista. Maior floresta, natural, urbana do Brasil, talvez do mundo (a Floresta da Tijuca-RJ é artificial), área esteve ameaçada de ser destruída por um projeto original, realizado na década de 70, quando a atual Via Costeira seria, na realidade, uma nova Copacabana com edifícios localizados sobre as dunas, gerando a destruição desse patrimônio ecológico.
Eram tempos de ditadura militar e o delegado da repressão, no estado, na época, o senhor Tarcisio Maia, pai do senador José Agripino, teve que mudar seus planos pela reação à idéia no seio da sociedade civil. Leia-se: Universidade, imprensa, IAB-RN, entre outras entidades representativas do estado. O grande ecólogo pernambucano Vasconcelos Sobrinho deu o grito de alerta contra esta agressão à cidade. Representante da ONU para o Meio-Ambiente, no Brasil, o eminente professor criticou violentamente o projeto.
O projeto original forçou a criação do Parque das Dunas e a criação do Polo Turístico hoje implantado. Mas precisamos ficar alerta pois as ameaças não param.
Nenhum comentário:
Postar um comentário