terça-feira, 8 de junho de 2010

19º Congresso Brasileiro de Arquitetos

Sucesso:
Foi um sucesso o 19º Congresso Brasileiro de Arquitetos realizado em Recife, de 01 a 04 de junho no Centro de Convenções de Olinda/Recife. 3.033 participantes. 1.787 mulheres (47 a mais que os homens). Conferencistas internacionais e nacionais. Uma senhora organização do IAB-Pe.
Carta do Recife:
No final do evento foi lida a Carta do Recife onde os arquitetos brasileiros colocam a sua posição sobre os graves problemas urbanos que afetam o país. Demos uma pequena colaboração nesse documento.
Eduardo Campos:
Dificilmente o neto de Miguel Arraes deixará de ser reeleito para novo mandato de governador de Pernambuco. A população elogia principalmente as suas ações na área de saúde pública. Jarbas Vasconcelos, que tem mais quatro anos como senador, vai jogar uma cartada arriscada. Poderá perder feio e complicar o futuro da sua vida política.
Sinagoga mais antiga das Américas:
Aproveitando uma folga nas atividades do Congresso fui visitar uma das maiores obras de restauração feitas em Pernambuca: A Sinagoga da Rua Bom Jesus. Uma lição de arquitetura e registro histórico coordenado pelo meu ex-professor arquiteto José Luis da Mota Menezes.
Armando Holanda:
O Congresso resgatou, sob todos os aspectos, a figura ímpar do arquiteto Armando Holanda. Nosso ex-professor e a primeira pessoa a nos dar uma chance de trabalho quando nos mudamos, em 1965, para estudar arquitetura em Pernambuco. Teve uma morte trágica mas deixou um legado do que seja uma boa arquitetura.
Até amanhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário