Brasilia 50 Anos:
A obra governamental mais importante do século XX, no Brasil e no Mundo, Brasília nova capital do Brasil, fundada pelo espírito visionário de Juscelino Kubitschek de Oliveira, juntamente com Getúlio Vargas, o maior presidente da nossa história, completará 50 anos no próximo dia 21 de abril, data em que se comemora o martírio de outro visionário brasileiro, Joaquim José da Silva Xavier, O Tiradentes, mineiro como Juscelino. Ambos acreditavam no Brasil e por isto deixaram seu nome na história.
Os adversários da nova capital, ainda hoje, alegam que Brasília é a fonte de toda corrupção no Brasil. É o mesmo que afirmar que o Vaticano, a Igreja de São Pedro, que aliás era casado, é a fonte da pedofilia reinante e progressiva. Brasília, na realidade, fez o brasileiro acreditar em sí mesmo. Permitiu a ocupação do nosso território, formou a base do capitalismo nacional em termos modernos, desenvolveu a nossa técnica de construir e colocou a nossa arquitetura entre as principais do mundo. O que contraria os grandes interesses internacionais (aqui representados por gente como FhC, José Serra, Raul Veloso, Mirian Leitão, Mailson "Melancia" da Nóbrega, entre outros menos votados) que teimam em controlar o nosso desenvolvimento, é que a construção da nossa capital nos fez perder o medo de ser feliz. O resto é conversa fiada.
Note-se que a vertente, por herança política e ideológica, dos que combateram a construção de Brasília no ínicio, liderados pelo reacionário udenista, Carlos Lacerda, são os corruptos de hoje alojados no Partido Democrata (que já foi ARENA, PDS, PFL) onde despontam mequetrefes como José Roberto Arruda, primeiro governador preso por corrupção, Marco Maciel, Jorge Bornhausen e o senador rosa-choque José Agripino Maia, entre outros.
Evidentemente que uma cidade é um organismo vivo e necessita de correções no seu desenvolvimento, mas o fundamental, O Plano Piloto de Lúcio Costa, Tombado como Patrimônio da Humanidade, está lá, mostrando a grandeza do nosso país.
Até amanhã.
Nenhum comentário:
Postar um comentário