domingo, 20 de fevereiro de 2011

Natal: Dias Contados?

Natal: Dias contados?

Este ano de 2011, assinala o 37º ano que retornei do Rio de Janeiro, após me formar em Arquitetura e Urbanismo, para morar e trabalhar em Natal. Nunca, antes, havia visto uma administração municipal tratar tão mal a cidade. É um abandono só. A cidade não merece isto. Já sofreu bastante com a administração Carlos Eduardo Alves que decretou a morte antecipada da cidade, ao liberar a construção de edifícios, sem respeitar densidades e coeficientes de utilização. A imprensa local, comprometida até a raiz dos cabelos com a especulação imobiliária, pois vive hoje de anuncios de empreendimentos imobiliários, cala-se diante dos maiores absurdos. Os nossos canteiros centrais, marca maior da nossa qualidade urbana, transformam-se em canteiros de lixo ou estacionamentos. Antes, um secretário da cidade queria pavimentá-los para não ter que conservá-los. O que dói mais é que são empresas e empresários de outras localidades que vêem aqui destruir a cidade com empreendimentos com muita fachada mas sem conteúdo ou qualidade interna. Apartamentos não cabem os móveis. Não se considera a direção dos ventos dominantes e haja ar condicionado, pois fica impossível viver sem a brisa sudeste da cidade. O Plano Diretor há muito foi abandonado e temos para gerir o urbanismo da cidade um despreparado completo que nem nível superior, ao que parece, possui. É um técnico em prospecção de petróleo. Daí, talvez, tanto buraco na cidade.


Mortes a lamentar:


Dois primos, Francisco de Paula Brasil (Titico) e Francisco Marques Neto, nos deixaram para sempre. Uma grande perda para todos nós da família e para os amigos.


Calçadão de Areia Preta:


Como são mal feitas as nossas obras. Não faz 10 anos de construído e o paredão ou cortina de concreto da Praia de Areia Preta, já desabou. Culpa da marisia, a eterna culpada. Pergunto então: E por quê, com mais de 400 anos, o Forte dos Reis Magos não apresenta nem um rachadura?


Eric Hobsbawm:


"Os historiadores são recordadores profissionais daquilo que os cidadãos querem esquecer".


Carlito Maia: Petista Histórico:


"Quando a esquerda começa a contar dinheiro, deixou de ser esquerda"


Doutorado:


Próximo dia 25 de fevereiro, sexta-feira vindoura, estarei defendendo, em exame de qualificação, a minha Tese de Doutoramento: "A Cidade e o Idoso". Em 1983, ou seja há 28 anos, por perseguição política, só superada, em magnitude e ódio profundo, pela administração de Ivonildo Rêgo, fui impedido de cursar o Doutoramento na Universidade de São Paulo, onde concluí o Mestrado. Mas como sou de luta, concluirei este ano de 2011 a minha titulação, coroando 38 anos de ensino na UFRN.


Márcio Pochmam pode ser demitido por Moreira Franco:


Um dos mais lúcidos brasileiros, Presidente do IPEA, está ameaçado de demissão pelo senhor Moreira Franco, Ministro de Assuntos Estratégicos. O homem que destruiu a obra educadora de Leonel Brizola e Darcy Ribeiro no Rio de Janeiro. Certas alianças do PT, com partidos que perderam sua história, como o PMDB, permitem que sacripantas como Moreira Franco seja responsável pelos estudos estratégicos do país. Ex-marido de Celina Vargas, neta de Getúlio Vargas, que o abandonou em face da sua péssima administração no governo do Rio de Janeiro, O "Gato Angorá", como o chamava Leonel Brizzola, quer agora destruir o país.


Aviso:


Por motivo de ter que concluir minha Tese de Doutoramento, não tenho atualizado com assiduidade este Blog. Mas tudo voltará ao normal e, pelo menos, semanalmente, quando não diariamente, será atualizado.


Até amanhã.